O filme Tropa de Elite (2007), dirigido por José Padilha, marcou a história do cinema brasileiro, considerado por muitos um de pancadaria agressive de qualidade, o que é extremamente raro, ainda mais quando se trata de cinema nacional.
Em julho de 2009 ficou confirmado o boato que havia corrido sobre a produção da continuação foi confirmado pelo produtor Marcos Prado que também afirmou, “Queremos abordar o que acontece com o capitão Nascimento 12 anos depois de abandonar o BOPE, como uma pessoa fica depois de sair da corporação”. Prado ainda foi questionado sobre a possibilidade do filme tornar-se série na televisão, e respondeu, “O resultado poderia ser superficial, no cinema podemos abordar a atualidade de forma mais profunda com assuntos mais complexos, mais densos.”
Passado todo este alvoroço, Tropa de Elite 2 iniciou sua pré-produção em janeiro de 2010 e já temos definido quem será o vilão da continuação. O bandido esta nas mãos de nada mais, nada menos que Seu Jorge, coadjuvante no também clássico Cidade de Deus (2002), e já está com a mão na massa junto com Fátima Toledo. Outros nomes como Wagner Moura, Selton Mello e Fernanda Machado já fazem parte do elenco do filme que estréia somente no segundo semestre de 2011.