quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Morre aos 85 anos o ator Nigel Davenport

edi

O ator britânico Nigel Davenport que fez filmes como o clássico“Carruagens de Fogo” e “O Homem que Não Vendeu Sua Alma” morre aos 85 anos.
Em uma carreira que se estendeu por mais de meio século, a imposição de Davenport foi talvez mais conhecido por seus personagem de personalidade forte, o que provavelemente o fez ganhar os palcos de West End tendo maior destaque no Teatro Savoy o que o levou para a memorável Shakespeare Company que lhe abriu as portas para ingresso na English Stage Company em 1960.

No cinema britânico surgiu com um pequeno papel coadjuvante em Paixão Proibida(1959) e alguns outros trabalhos de pequena participação em 1960. Após seu singelo início nas telonas veio o reconhecimento ao interpretar o Duque de Norfolk em O Homem Que Não Vendeu Sua Alma(1966).

O ano era 1968 quando o produtor Stanley Kubrick o convidou para fazer parte do grande clássico “2001: Uma Odisséia no Espaço”, foi Devenport quem leu as frases do computador HAL 9000 durante os diálogos com os atores  Keir Dullea e Gary Lockwood. Na versão definitiva da ficção de Kubrick acabou ficando a voz do ator canadense Douglas Chuva para a voz de HAL.

Em toda a sua carreira atuou em 127 filmes e foi assitente de direção em dois longas na década de 2000. O ator se aposentou em 2003  foi finalmente escolhido para o papel da voz de HAL. O ator se aposentou em 2003 alegando não poder mais memorizar linhas de scripts. Seu último filme foi “Bater ou Corre em Londres.

A causa da morte ainda não foi divulgada.